princípios atemporais para _

Mentalidade de Espectro: O Marco #2 do Líder Atemporal!

Quer saber o quão transformador pode ser esta descoberta na sua vida e no seu exercício da Liderança? Leia este texto até o final! Sério! Esse conceito é um divisor de águas na maneira com que enxergamos o mundo!

Minha vida como indivíduo e como Líder mudou em 2020 após eu conhecer o conceito do Futurista Bob Johansen do Institute for the Future. Um de seus livros, lançado em 2020, se chama “Full-Spectrum Thinking: How to Escape Boxes in a Post-Categorical Future”, e é a base desta visão de mundo magnífica.

Este é o livro! Por enquanto somente versão em inglês.

um exemplo prático:

Até 2013, o Autismo era um conceito binário, ou seja, o diagnóstico era SIM ou NÃO, tem ou não tem Autismo. A atualização do termo no Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais trouxe uma visão panorâmica e passou a compreender o fenômeno em uma série de características diferentes (O chamado Espectro Autista).

Pessoas passaram a “existir” depois disso, novos tratamentos foram criados, novas abordagens educacionais, socialização, enfim…O “simples” fato de sair do binarismo e passar para a visão de espectro transformou a vida de milhões de pessoas para melhor.

Agora, imagine enxergar TUDO NO MUNDO em uma visão de ESPECTRO, e não de forma binária (sim ou não, tem o não tem, existe ou não existe, pode ou não pode, etc). Isso transforma!

Categorizamos as coisas hoje (no mundo BANI) da mesma maneira com que categorizávamos na Revolução Industrial. Enquanto isso, as riqueza de ideias e descobertas está entre estas caixas, fora delas, dentro de um Espectro de possibilidades.

A chave é: Primeira abra o Espectro, saia do binarismo, e só depois reorganize a informação com a nova visão criada. Explore primeiro, e só depois organize e selecione.

Eu repito isso 20x por dia (quem me conhece não vai me deixar mentir):

NÃO TEM CERTO E ERRADO!

O único limite para isso é quando a opinião / conceito fere a própria tolerância em si. O limite da tolerância é a intolerância (recomendo a leitura do livro “The Open Society and Its Enemies”, de Karl Popper, e vejam o conceito do Paradoxo da Tolerância).

Vejam mais alguns exemplos para aplicação deste conceito na nossa vida:

A visão das pessoas sobre o movimento LGBTQI+ saiu da visão binária para uma visão de Espectro, e isso melhorou a vida de muita gente (ainda precisa melhorar muito, mas já ouve avanço);
A visão do “Antirracismo” propõe justamente o reconhecimento que TODOS NÓS somos racistas em algum nível do espectro, e a partir deste reconhecimento e consciência podemos evoluir como ser humano;

O mesmo vale para qualquer característica humana: NÓS SOMOS DESONESTOS em algum nível de um espectro. Então, podemos melhorar. Se tratarmos honestidade como binário, 100% das pessoas se declaram Honestos. Logo, ninguém evolui;

Temos o viés de tomar uma decisão entre dois caminhos, geralmente aplicando nossas crenças do passado em uma nova situação, que exige uma visão mais ampla. Ao invés de decidir entre dois caminhos, abra a mente a crie um espectro de possibilidades (ouvindo seu time, eles possuem a diversidade para formar espectro de ideias);
Quer discussão mais boba do que a de “propósito não paga boleto! Ah, paga sim!, etc…”? Que tal enxergar propósito com um Espectro de possibilidades? Veja a imagem abaixo! Você pode caminhar nas infinitas possibilidades de fazer coisas que gosta, que se interessa, que pode ser pago por, que pode ser a razão da sua vida.

Propósito não é binário, é um espectro!

E isso acolhe todas as opiniões, pois não tem certo e errado. Cada um tem o lugar no espectro que faz mais sentido pra você.

E por aí vai…

Para fechar essa primeira pílula sobre um dos assuntos mais marcantes da minha vida, não podemos deixar de falar:

A FELICIDADE E O BEM-ESTAR É UM ESPECTRO!

Ninguém “é ou não é” feliz. Todos os pilares da Ciência da felicidade (Emoções Positivas, FLOW, Relações de Qualidade, Significado, Realizações, Saúde e Equilíbrio, Otimismo, Forças de Caráter, etc) tem um espectro, além do próprio conceito preconizar o Bem-Estar de cada um como único, não comparável. Então, a definição de Bem-estar é totalmente individual e singular, o que torna o tema muito mais rico e poderoso.

Abra a cabeça! A partir de amanhã, faça o exercício de enxergar os conceitos do seu dia-a-dia como um espectro de possibilidades. Quebre as categorizações pré-existentes, a maioria delas não funciona mais. Enxergue de forma ampla e sem barreiras, e só depois organize. Sua vida vai mudar radicalmente, para melhor!

#felicidade

#psicologiapositiva

#fullspectrumthinking 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Solicite um agendamento